PROINFO

O Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) é um programa educacional criado pela Portaria nº 522/MEC, de 9 de abril de 1997 e regulamentado pelo Decreto 6.300, de 12 de dezembro de 2007, para promover o uso pedagógico de Tecnologias de Informática e Comunicações (TICs) na rede pública de ensino fundamental e médio.
O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias.

O Linux Educacional foi desenvolvido pelo Centro de Experimentação em Tecnologia Educacional (CETE) do Ministério da Educação (MEC)., com base no sistema Linux. Por ser um software livre, possibilitou ao mesmo implementá-lo nas escolas públicas, oportunizando mais um ambiente de aprendizagem aos professores e alunos da rede pública. Este software disponibiliza, em um ambiente de interface fácil, uma série de ferramentas e viabiliza a inclusão digital em diferentes locais do país. Para a versão 4.0, com novos recursos de interface e diversos aplicativos, o MEC realizou um convênio com o Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL), que é um grupo de pesquisa do Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e já está sendo disponibilizado às escolas públicas brasileiras através do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo).

O Linux Educacional tem como objetivo facilitar a utilização de software livre em ambientes de informática voltados para a educação, proporcionando aos técnicos, professores e alunos uma maior liberdade de personalização do ambiente.

Saiba mais em: