Informática Educativa

Frente à grande difusão dos meios de comunicação e da alta tecnologia crescente nos últimos anos, a informática está se transformando num processo irreversível, também dentro das escolas. Atualmente, o concorrido mercado de trabalho, das mais diversas áreas profissionais exige uma formação mais técnica e abrangente nesse sentido, o que acarreta na exclusão dos mais despreparados e na necessidade de habilitar cada vez mais cedo as crianças que, hoje em dia, já nascem integradas neste contexto tecnológico, obrigando a escola a adequar-se conforme essa nova realidade.

A tecnologia se apresenta como uma alternativa para a educação, na medida em que proporciona novas experiências sociais, nos aproximando do mundo em questão de segundos, estabelecendo uma teia de relações da qual a educação precisa, cada vez mais, se apropriar tanto para o uso no ensino em seus vários níveis, quanto no da pesquisa.

O computador é uma das ferramentas mais utilizadas e imprescindíveis hoje em dia e já está presente em praticamente todas as escolas, contribuindo nas mais simples tarefas. A informática chegou para incorporar na aprendizagem tradicional, já que, na escola, geralmente, ela não é proposta como uma disciplina a ser ensinada por si mesma e sim para que o professor possa utilizá-la como recurso, tornando suas aulas mais ilustrativas, atrativas e também mais ágeis, pela praticidade.

Da mesma proposta pedagógica feita pelo professor, é possível surgir inúmeras possibilidades de trabalhos com o uso do computador. Com isso, podemos perceber a diversidade de atividades que esta ferramenta pode proporcionar, fazendo com que muitas crianças acabem se mostrando muito mais interessadas e participativas.

A informática chegou para transformar, para auxiliar na mudança dos paradigmas educacionais, tornando as atividades mais prazerosas e interessantes, contribuindo no desenvolvimento do raciocínio e possibilitando situações que propiciem a resolução de problemas.

Ao perceber a atual necessidade de que a escola deve proporcionar aos alunos condições de competirem dentro dessa nova realidade cultural e social, surge a necessidade de desenvolver novas possibilidades de disposição de recursos que propiciem a formação de sujeitos com habilidades e capacidades condizentes com os avanços do contexto atual.

Nesse sentido, a escola se propõe a adotar o projeto de Informática educativa, já que disponibiliza de um laboratório em condições de ser utilizado pelos alunos, em prol de conhecimentos significativos e de maior qualidade, que inclua as novas tecnologias como fator fundamental numa educação preocupada com o desenvolvimento das relações de ensino-aprendizagem.

Alessandra Vaz de Avila